sábado, 2 de abril de 2011

UM TEXTO QUE MERECE SER DIVULGADO. . .ll

Comecei esse post com esse titulo pôr que acho que o descaso com nos as travestis está sem tamanho nesse nosso pais e que tempos que nos unir mais ainda para adquirir nossos direito, estou falando isso principalmente pôr causa da questão do uso do nome social, esses dias uma amiga minha daqui da minha região foi em uma clinica particular se consultar e ao marcar a consulta disse que gostaria de ser chamada pelo nome social ao qual prontamente foi atendida. Ela me disse que durante todo o momento o medico a respeitou como mulher. A minha amiga Dandara Vital publicou no blog dela (http://dandarapivetinha.zip.net) de que um senhor "saiu da ong" simplismente por que a religiao dele nao permitia que a tratasse no feminino. Já eu fui ao medico na rede publica de saude municipal e durante o atendimento perguntei a funcionaria que me atendeu sobre o uso do nome social no atendimento e a mesma não soube me informar, então resolvi escrever um e-mail para a secretaria municipal de saúde de prudente perguntando sobre o assunto. Porem somente recebi um e-mail automático e insatisfatório mostrando um real pouco caso sobre as travestis, que como todo mundo pagamos impostos. . . segue a baixo a novela com a secretaria municipal de presidente prudente:

1º CONTATO

Ao Excelentissimo Sr. Secretario Municipal de Saude. . .

Meu nome é Alessandra Oliveira, sou uma travesti ,tenho 32 anos, casada ,eletricista de manutençao industrial , moro nessa cidade e utilizo o serviço publico municipal de saude ao qual tenho duas reclamaçoes a fazer:

1ª Sobre a demora no atendimento nas UBS (Unidade Basica de Saude)

A minha reclamaçao consiste no seguinte fato: Hoje 14 de fevereiro eu tinha uma consulta marcada para as 14:30, e no horario marcado cheguei a unidade, dei entrada no meu prontuario e aguardei o pre-atendimento, que foi rapido, porem a medica so chegou a unidade por volta das 15:30. Entendo que a profissional deve ter outras unidades para atender, porem deve-se levar em conta tambem que muitos trabalhadores utilizam o serviço publico de saude, e que por esse motivo muitas vezes somos obrigados a perder meio periodo de expediente para o atendimento, e no final receber um "comprovante de comparecimento" que para algumas empresas nao tem valor, com somente o horario do atendimento pelo medico (o meu foi das 15:30 as 16:00). No meu ponto de vista o atendimento se inicia assim que me identifiquei na recepçao, se nao, como eu vou justificar para a empresa que trabalho que a minha consulta que foi agendada as 14:30 so foi realizada as 15:30 e só teve duraçao de trinta minutos (veja bem nao estou questionando o profissinal que me atendeu prontamente),

2º Sobre o uso do nome social nos atendimentos medicos e ambulatoriais

Durante a minha pre-consulta perguntei a profissinal sobre o uso do meu nome social no meu prontuario, porem a mesma nao soube me informar se esse procedimento é possivel, tanto no cadastro quanto no preenchimento do prontuario. Gostaria de informa que o Ministerio da Saude tem uma campanha para nos travestis quanto ao uso do nome social (creio que como secretario de saude o Sr. esteja sabendo dessa campanha). Seria muito bom se fossemos respeitadas como somos (quando a profissinal de saude do pre-atendimento e a medica me chamaram me causou um certo constrangimento pois haviam varias pessoas, fora a surpresa da medica em relaçao nome-pessoa). Seria de muita utilidade se o Sr. divulgasse um material que se encontra em um dos sites do Ministertio da Saude sobre esse assunto.

http://www.aids.gov.br/travestis

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/arquivos_anexos/FOLDER_SAUDE01_FINAL.pdf

Desde ja agradeço a atençao e as soluçoes a serem tomadas

Alessandra Oliveira

1º RESPOSTA

CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO DA SUA MENSAGEM

PREZADO(A) SR(A) ALESSANDRA MORENO OLIVEIRA,

CONFIRMAMOS O RECEBIMENTO DA SUA MENSAGEM NESSA OUVIDORIA DO SUS. O SEU NÚMERO E SENHA PARA ACOMPANHAMENTO VIA INTERNET SÃO:

NÚMERO: XXXX

SENHA: XXXXXX

HTTP://WWW.SAUDE.GOV.BR/OUVIDORSUS/ACOMPANHAMENTOWEB


ATENCIOSAMENTE,

OUVIDORIA DO SUS

2ºRESPOSTA

MENSAGEM DE ACOMPANHAMENTO DA DEMANDA

PREZADO(A) SR(A) ALESSANDRA OLIVEIRA,

REGISTRAMOS SUA DEMANDA SOB PROTOCOLO XXXXXX E ENCAMINHAMOS PARA SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM

SEUS DADOS PESSOAIS SERÃO RESGUARDADOS QUANDO SOLICITADO OU NOS CASOS QUE ACHARMOS CONVENIENTE, PARA SUA MAIOR SEGURANÇA.

CASO QUEIRA ACRESCENTAR NOVAS INFORMAÇÕES OU ALTERAR DADOS DO REGISTRO EFETUADO, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO SERVIÇO DE OUVIDORIA.

ATENCIOSAMENTE,

OUVIDORIA DO SUS

MENSAGEM AUTOMÁTICA. NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL.

DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA MUNICIPAL DO SUS
SECRETARIA DA SAÚDE
AVENIDA WASHINGTON LUIZ, 544
19.010-090 – PRESIDENTE PRUDENTE/SP


Pois é esse é o nosso Brasil, infelizmente

Bjs

Alessandra Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário